A Prefeitura de Curitiba vai promover consultas públicas sobre a nova concessão de táxis na capital paranaense. O espaço para que as pessoas possam dar sugestões será dividido em duas etapas. A primeira delas é uma audiência presencial, no Parque Barigui, na quinta-feira (4). A segunda é a abertura de um e-mail para o envio de propostas do dia 5 a 8 de julho.
A previsão é de que 750 novas licenças sejam concedidas a taxistas nos próximos meses. O número de carros prestando o serviço em Curitiba deve passar de 2.252 táxis para 3.002. A frota atual de táxis em Curitiba foi definida em 1975, quando a cidade tinha cerca de 600 mil habitantes. Hoje, a capital tem cerca de 1,8 milhões de moradores população três vezes maior.
O documento prévio de autorização para ser taxista foi preparado pela prefeitura e estará em debate durante a consulta pública. Ele prevê, por exemplo, que o candidato a proprietário de táxi não pode, por exemplo, exercer cargo ou função pública na administração municipal ou na Câmara de Curitiba. Quem já tem licença ou permissão de táxi também não pode concorrer.
As pessoas que participarem da consulta pública vão poder opinar ainda sobre itens obrigatórios ao candidato. Uma das previsões é que sejam utilizados veículos com ano de fabricação superior a 2009. Outra é de que seja possível transferir a concessão para outra pessoa apenas uma vez nos 35 anos em que estiver em vigor.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora