O registro de certidão de óbito será realizado, gratuitamente, a partir de segunda-feira (04), por servidores da prefeitura de Curitiba. Um convênio firmado entre o município, o Tribunal de Justiça e o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen) permitirá a prestação do serviço.
Segundo o presidente do Irpen, Ricardo Augusto de Leão, a gratuidade já é mantida desde 1998. Porém, muitas pessoas acabavam se utilizando de despachantes para realizar o pedido e a retirada do documento. Pelo serviço era cobrado até R$ 150.
Por enquanto, quem procura o Serviço Funerário Municipal entrega a declaração de óbito e entra no sorteio do serviço funerário. Na próxima semana, além desses atendimentos, ele poderá optar também pelo registro em cartório da certidão de óbito.
Esse benefício, segundo o diretor do departamento de Serviços Especiais do Meio Ambiente, Walmor Trentini, vai garantir a comodidade da família e a segurança nos dados fornecidos. Mensalmente o Serviço Funerário Municipal de Curitiba realiza 1,2 mil atendimentos.