Após muita reclamação e abaixo-assinados enviados à prefeitura, os moradores do Jardim Maria Cecília, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, finalmente vão conseguir expulsar a Usina de Triagem de Materiais Reciclados do bairro. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o depósito de lixo deve ser transferido ainda neste mês.
Os moradores contam os dias para se livrar da usina. "Os ratos fazem festa por ali. Por volta das 18 horas basta olhar por cima do muro para termos uma idéia da quantidade de lixo", reclama o morador Eduardo Henrique da Rocha. "Dias atrás entrou um rato machucado dentro da minha casa. Por onde passou, ele deixou marcas de sangue. Estamos preocupados com a leptospirose", relata a moradora Cláudia Souza Cardoso.
Para o comerciante e aposentado João Octávio Feliciano, que também mora ao lado da usina, a alternativa foi reforçar o muro de casa para tentar evitar a entrada dos ratos. "Como o meu muro faz divisa com o terreno, foi preciso fazer um reforço porque os ratos acabavam entrando por buracos que eles mesmo cavavam", diz. A água acumulada entre os lixos é outra questão que preocupa. "Se aparecerem focos do mosquito da dengue, a vigilância sanitária não poderá dizer que nós somos os responsáveis", afirma a moradora Marlene Macagnan, que já apelou até para novenas na tentativa de tirar o lixão do local.
De acordo com o diretor do Departamento de Controle Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, Nilson Leandro de Souza, a usina será transferida para Campo Largo da Roseira, bairro menos povoado. "É um lugar longe do centro e pouco habitado."
Souza conta que a mudança demorou para sair do papel por motivos burocráticos. "Há seis meses estamos em busca de uma nova área para colocar a usina. Enfrentamos muitos entraves legais, inclusive com o Instituto Ambiental do Paraná, que teve de liberar uma nova área para a instalação do lixão reciclável."
Segundo o coordenador da usina, Jean Ariano, a briga entre os funcionários e os moradores é bastante antiga. "Faz mais de três anos que estamos tentando sair daqui. Mas como São José dos Pinhais tem muitas áreas de preservação, estava difícil encontrar outro lugar."
A Usina de Triagem de Materiais Reciclados foi inaugurada há 15 anos. "Ela foi instalada em uma época em que o local era pouco povoado. Não tínhamos o adensamento populacional de hoje", explica a diretora-geral da
Secretaria Municipal de Promoção Social de São José, Yara Follador de Creddo. Por dia, a usina recebe em média dois caminhões cheios de lixo reciclável e atualmente tem 13 funcionários registrados que ajudam na seleção do material.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora