A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira (26) uma parceria que deve reduzir pela metade o tempo de podas, remoções e plantio de árvores na capital paulista.
O acordo com a empresa Eletropaulo busca desburocratizar o cuidado com as árvores que interferem na rede elétrica. Atualmente, cerca de metade das quedas de energia na cidade é causada por interferência das árvores.
Com o acordo que tem vigência de dois anos, a concessionária poderá fazer podas e remoções com uma autorização única e anual. Antes, a autorização era feita para cada árvore, o que retardava o processo.
“Precisávamos de seis anos e meio para podar todas as árvores. Agora o ciclo será de três anos”, disse o prefeito Fernando Haddad (PT). A Eletropaulo deve enviar até novembro o cronograma de podas necessárias para 2016.
Plano de manejo arbóreo
O acordo foi lançado em conjunto com o Pima (Plano Intensivo de Manejo Arbóreo), que tem início na próxima terça-feira (1) e vai até dezembro, abrangendo todas as subprefeituras da cidade.
No entanto, as principais áreas de atuação são nas subprefeituras Sé, Pinheiros, Butantã, Santo Amaro, Vila Mariana, Ipiranga, Lapa, e Mooca. Esses locais, considerados mais críticos, representam 62% das quedas de árvores registradas nos últimos dois anos.
Segundo a vice-prefeita Nádia Campeão (PCdoB), há a possibilidade de estender o plano para outras subprefeituras. “Após o período, faremos uma avaliação técnica e poderemos examinar se temos condições de fazer uma mudança de padrão para todas”, disse.
A iniciativa, que receberá R$ 4 milhões de investimento, conta com 36 especialistas - agrônomos e biólogos -, 28 estagiários e 40 equipes de trabalho.
A previsão é de que o atendimento das cerca de 2 mil solicitações pendentes seja feito em no máximo 180 dias. As novas solicitações devem ser atendidas em até 90 dias.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião