A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) de Curitiba descobriu, nesta segunda-feira (23), um canil irregular no bairro Boa Vista, na capital. No local, foram encontrados 119 animais de onze raças, sendo 58 filhotes. O Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da SMMA informou que o ambiente estava em condições precárias. Não havia, de acordo com o departamento, qualquer acompanhamento veterinário aos animais, que sofriam com problemas como tumor nos olhos, desnutrição e sangramentos. O estabelecimento não tinha condições de higiene, segundo a SMMA.
A proprietária, que foi levada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para assinar um termo circunstanciado, foi multada em R$ 200 mil pela Rede de Proteção Animal da prefeitura por maus tratos e comércio ilegal de cães. Segundo a prefeitura, o local tinha alvará para funcionar como Petshop, mas a criação de animais com o propósito único de gerar filhotes para venda é proibido por legislação municipal.
De acordo com o chefe do Serviço de Monitoramento de Animais Domésticos da Rede de Defesa de Proteção Animal, Edson Teixeira de Faria, a proprietária seria ouvida na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e, depois disso, cabia à justiça determinar o destino dos animais do canil irregular. Até as 22h, isso não havia sido definido.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora