A prefeitura de Curitiba divulgou nesta sexta-feira (21) uma carta aos educadores das creches chamadas de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) , reiterando as dificuldades financeiras que teria caso cumprisse a reivindicação da categoria. Os trabalhadores pedem redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas. Segundo nota do Executivo municipal, isso geraria um custo adicional de R$ 200 milhões ao ano, inviabilizando outros investimentos na área.
A nota da prefeitura foi divulgada após assembleia dos educadores ter decidido pela manutenção da greve, que neste sábado (22) entra no quinto dia. No sábado à tarde, a categoria fará nova votação para definir os rumos do movimento. A greve foi considerada ilegal pelo juiz em segundo grau do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Jefferson Alberto Johnsson na quarta-feira.
Em caráter liminar, o juiz estabeleceu multa diária de R$ 80 mil caso a paralisação continuasse. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), que representa os educadores, informou que está recorrendo da decisão.
Segundo a diretora da coordenação de comunicação do Sismmuc, Adriana Kalckmann, a comissão de negociação esperava se reunir com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, sexta à tarde, mas isso não ocorreu.
A prefeitura voltou a pedir prazo até 23 de abril para apresentar os resultados dos estudos que está fazendo sobre a jornada dos educadores. Segundo o Sismmuc, após paralisação feita em novembro de 2013, os educadores haviam estipulado prazo até semana passada para uma definição.
Na nota, o Executivo municipal ressalta que está negociando com outras categorias de servidores. "A postura da prefeitura é de clareza, não de intransigência. Tanto que, no mesmo período, negociou com sucesso com os sindicatos dos garis, dos motoristas e cobradores, da Guarda Municipal e dos professores. Todas essas categorias conquistaram avanços reais, cultivando o diálogo", diz o texto.
- Quarto dia da greve dos educadores fecha 10 creches, diz prefeitura
- Em meio a impasse, greve de educadores continua
- Educadores recorrem de decisão judicial e mantêm paralisação nesta 5ª
- Educadores de Curitiba decidem manter greve
- Justiça declara greve de educadores ilegal e determina retorno ao trabalho
- Segundo dia da greve dos educadores deixa 42 creches fechadas
- Sindicato e prefeitura negociam reivindicações de educadores de CMEIs
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora