Funcionários públicos de Mandaguari, no Noroeste do Paraná, descobriram irregularidades no cadastro do município no Programa Saúde da Família (PSF), do governo federal. Segundo denúncia do telejornal Paraná TV 1ª edição, os nomes deles estariam cadastrados no programa federal mesmo sem nunca ter participado e nem ter recebido por isso.
Há suspeitas que a prefeitura de Mandaguari estaria recebendo dinheiro do Ministério da Saúde por consultas que não estão sendo feitas. No PSF, o governo federal repassa verbas para que os municípios criem equipes de saúde, com médicos para atuarem em regiões específicas das cidades.
No site do Ministério Público aparecem 60 pessoas cadastradas, em 6 equipes para trabalharem no programa PSF em Mandaguari, como médicos, dentistas e agentes comunitários. No entanto, na prática alguns funcionários não trabalham no programa nem recebem por isso.
É o caso da presidente do sindicato dos servidores municipais de Mandaguari, Lucy Souza Freira. "Sou concursada e não sou remunerada para trabalhar no PSF, mas o meu nome aparece lá", explicou a servidora. A situação mais grave é na comunidade Vila Verde, onde no relatório enviado ao Ministério da Saúde era para existir um posto de saúde com equipe completa.
No bairro, porém, não existe posto nenhum e somente duas enfermeiras aparecem de vez em quando na comunidade. O médico cadastrado para trabalhar na comunidade, Antonio Favoreto, afirma que nunca trabalhou no PSF.
"Nunca participei deste programa e nem recebi por isso", afirmou o médico que só atende no posto da cidade. Mesmo assim, no relatório enviado ao ministério aparecem que foram feitas mais de 200 consultas por mês no nome do médico na comunidade Vila Verde.
Prefeitura
A prefeitura de Mandaguari informou que houve uma falha técnica e por isso o nome de algumas pessoas está aparecendo erradamente no site do Ministério da Saúde. A assessoria também afirmou que o problema já está sendo solucionado.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, apesar do erro, não recebeu dinheiro a mais do governo federal. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que já pediu para que o município regularize a situação e está aguardando a resposta.
Vídeo:Veja mais detalhes sobre as irregularidades em Mandaguari
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora