As operadoras de telefonia, TV a cabo e internet GVT, Embratel e NET firmaram um termo de compromisso com a prefeitura de Curitiba para resolver o problema do cabeamento irregular nas ruas da cidade. O acordo foi assinado na última sexta-feira (9). Com isso, as operadoras se comprometeram a obedecer à legislação municipal e as normas da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) para a limpeza da cidade e substituição de postes. Um cronograma da prefeitura vai estabelecer as ações de limpeza e retirada de postes e cabos.
A primeira região a fazer parte deste trabalho será a Rua Comendador Araújo, no Centro. A Copel prevê a retirada de 40 postes do local, pois não são mais utilizados para ligações de energia elétrica. O cabeamento das operadoras deve passar a ser subterrâneo, em uma rede de compartilhamento de cabos. A retirada deve ser feita em até dois meses.
No caso das demais operadoras que não procuraram a prefeitura, os cabos serão retirados durante força-tarefa do poder público e da Copel, da mesma forma que foi feito em outras regiões da cidade, como na Avenida Visconde de Guarapuava, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho e na Rua Desembargador Motta.
A prefeitura tenta desde 2013 acordos com as operadoras de telefonia, internet e TV a cabo para resolver o problema das fiações e postes irregulares em Curitiba. Após reuniões, notificações e aplicações de multas, a empresa de energia elétrica e a prefeitura iniciaram a retirada dos postes e fiações irregulares.