O prefeito Gustavo Fruet (PDT) e o reitor da UFPR Zaki Akel assinaram o protocolo de intenções nesta sexta-feira| Foto: Rodrigo Juste Duarte/UFPR/Divulgação

A prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinaram, na tarde desta sexta-feira (10), o protocolo de intenções para a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba, no Centro. Ainda não há previsão para o início das obras.

CARREGANDO :)

A unidade servirá para o atendimento de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) para os usuários da região central da cidade.

O evento contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet (PDT), do reitor da UFPR Zaki Akel, do secretário municipal de Saúde Adriano Massuda e da diretora do HC, Heda Amarante.

Publicidade

Segundo a assessoria da UFPR, a universidade deve adquirir um terreno anexo ao HC para comportar parte da nova unidade. Agora começam os estudos necessários para a implantação da UPA. Será aberto processo de licitação para a construção.

A prefeitura da capital deve arcar com os custos das obras, além de ser responsável pela administração da unidade. Os funcionários também serão providos pelo município. Ainda não há informação se eles serão realocados de outras unidades ou se haverá novo processo de contratações. Os dados são da assessoria da UFPR.

A nova unidade deve contar com estrutura para consultórios, salas de observação de pacientes e setores de urgência e emergência. Os leitos de retaguarda ficarão dentro da estrutura do HC.

"É importante pensar a questão da saúde em conjunto. É uma convergência de forças em prol da cidade, em que todos ganham. A Secretaria de Saúde ganha porque tinha gargalo nessa área na região central da cidade. A UFPR, pelo espaço de formação para seus alunos, e a população por receber uma nova unidade de atendimento 24 horas", disse o reitor da UFPR durante a solenidade.

A construção de uma unidade de saúde na regional Matriz era uma das promessas de Fruet durante a campanha eleitoral do ano passado. Em média, uma UPA atende de 500 a 600 pessoas por dia. Há outras oito unidades na cidade.

Publicidade