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Trânsito

Prefeitura estuda mais faixas só para ônibus

Parte da Rua Alferes Poli, perto da Praça Rui Barbosa, já conta com a faixa exclusiva | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Parte da Rua Alferes Poli, perto da Praça Rui Barbosa, já conta com a faixa exclusiva (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)
Veja algumas medidas para melhorar o tráfego dos ônibus |

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Veja algumas medidas para melhorar o tráfego dos ônibus

A prefeitura de Curitiba estuda a criação de faixas exclusivas para ônibus em algumas das vias mais movimentadas da cidade. A ideia é usar os espaços hoje destinados a estacionamentos e ocupar parte da área das calçadas para criar novas faixas de circulação para o transporte coletivo. A medida é uma das previstas no pacote de mudanças anunciado pela prefeitura no dia 14 deste mês, para tentar melhorar o trânsito da cidade. Como as demais propostas anunciadas pela prefeitura, no entanto, a criação das faixas ainda não tem data definida para sair do papel.

Por enquanto, a Urbs, empresa que gerencia o transporte na capital, estuda a implantação das faixas exclusivas na Avenida Iguaçu, na Avenida Água Verde, na Rua Alferes Poli, na Rua Desembargador Westphalen e na Rua Barão do Serro Azul. Nesta última, não seria necessário diminuir calçadas – a ideia é usar a faixa que atualmente liga o centro da cidade ao Centro Cívico. Com a mudança, a Urbs estuda proibir a conversão à direita nas vias que ganharão as novas faixas, já que as conversões atrapalhariam o tráfego dos ônibus. Se a ideia for adotada, o motorista que hoje vira à direita nestas ruas terá de virar à esquerda e fazer o contorno.

Segundo a diretora de Trânsito da Urbs, Rosângela Battistela, a criação das faixas exclusivas faz parte das medidas de "médio prazo" previstas pela Urbs, o que pode adiar a implantação para o próximo ano. De acordo com ela, o estudo mais avançado é o que prevê a criação da faixa na Avenida Iguaçu, no bairro Água Verde. "Ainda estamos em estudo, mas a Avenida Iguaçu já tem um projeto pronto parar orçar", afirma. "A ideia é criar uma faixa exclusiva, para priorizar o transporte coletivo. Na Iguaçu, são poucos os pontos em que o veículo pode fazer a conversão à direita, e nesses pontos ele vai ter que fazer o ‘P’ (virar à esquerda e fazer o contorno)".

A Urbs solicitou orçamentos para saber da viabilidade das propostas. "Depende do orçamento", diz Rosângela Battistela. "Retirando a calçada tem que mexer na base para fazer o pavimento, a Secretaria Municipal de Obras tem que fazer a drenagem. E tem a obra civil, por isso colocamos essa medida como uma medida de médio prazo quando anunciamos o pacote." Segundo a diretora, outra rua que pode ganhar uma faixa exclusiva (e que não foi incluída no anúncio do pacote) é a João Negrão.

Para o especialista em segurança do trânsito João Pedro Corrêa, a saída pode ser positiva. Ele destaca que investir no transporte coletivo feito por ônibus é a tendência em todo o mundo, devido ao alto custo dos metrôs. "O ônibus parece ser a alternativa mais viável para cidades do porte de Curitiba. O metrô é caro e não está mais sendo aplicada esta solução, que se tornou inviável economicamente", afirma. "Só que isso tem que ser bem pensado. Corre-se o risco de, na ânsia de se favorecer o ônibus, atravancar os outros modais, principalmente o automóvel. Não vejo essas faixas exclusivas como soluções, mas são bons paliativos."

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