Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comunidade

Prefeitura fez 18 ações em 1 ano

Em resposta às críticas ao poder municipal feita por moradores e pelos órgãos de segurança, o arquiteto Omar Ackel, coordenador da Regional Matriz, à qual a Vila Torres está vinculada, lista 18 ações realizadas pela prefeitura, apenas no último ano. O relatório inclui ampliação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), além de saneamento, pavimentação e iluminação.

"Posso garantir que as lideranças são tratadas democraticamente e que a vila é vista como um espaço vigoroso, que faz parte do tecido urbano. Todas as secretarias municipais estão envolvidas com a região", diz. Ao argumento de que ali se deu uma urbanização incompleta, Ackel destaca que ao contrário dos moradores do Capanema, a comunidade das Torres não quis sair do Prado Velho, tornando-se sujeita à geografia acidentada do local e ao Rio Belém – "um rio urbano, que recebe efluentes e tem os problemas que todo mundo conhece. Não há como tirá-lo do lugar."

Trânsito

Outra particularidade da vila – a falta de ligação das vias internas com outras da região, o que favorece a criminalidade – deve passar por melhorias. Hoje, apenas as ruas Guabirotuba e Balthazar Carrasco dos Reis integram a região ao resto da cidade. Em breve, a Chile – onde restam algumas poucas ocupações irregulares em processo de reassentamento – vai se tornar um binário, aumentando o trânsito na região. Ackel adianta que a idéia é transformar a Rua Manoel Martins de Abreu, "centro nervoso" da vila, em rua de trânsito mais acessível à população. Se isso acontecer, os curitibanos vão finalmente ter acesso ao coração da Torres.

As lideranças da vila consultadas pela reportagem oscilam entre o sentirem-se ofendidas – já que não se consideram tão assistidas quanto se propaga – e impotentes: hoje, dizem, seria preciso que vários equipamentos da prefeitura fossem deslocados dentro da região, por causa dos conflitos internos, criador de zonas proibidas. É o caso da creche. A prefeitura avisa que não pode condicionar o local dos equipamentos às regras da informalidade que vingaram na comunidade. (JCF)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.