O Prefeito de Curitiba, Beto Richa, esteve em Brasília, nesta quarta-feira (27), reunido com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para negociar o financiamento da Linha Verde Norte, trecho que vai do Jardim Botânico ao Atuba. Ao final da reunião, Richa se mostrou satisfeito com o acordo e garantiu que as obras começam em breve.

CARREGANDO :)

De acordo com o site oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba, o vice-prefeito, Luciano Ducci, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida, também estiveram presentes na reunião. O contrato com a AFD é de 72 milhões de euros e metade do valor será contrapartida da Prefeitura. Também ficou definido que os juros serão de 3,87% ao ano, com cinco anos de carência e vinte anos para pagamento.

Nesta quinta-feira (28), o grupo técnico da Prefeitura deve finalizar os últimos detalhes do contrato que deve ser assinado em fevereiro. A primeira obra da nova etapa da Linha Verde deverá ser uma nova trincheira na BR-476, entre os bairros Jardim Social, Bacacheri e Bairro Alto. A licitação para esta obra já foi aberta. O calendário de obras prevê outras sete trincheiras no trecho.

Publicidade

O transporte na Linha Verde Norte deverá contar com oito estações: Atuba, Solar, Fagundes Varela, Vila Olímpica, Tarumã, Jardim Botânico, UFPR e PUC. Com o término das obras, a previsão é que três linhas de ônibus circulem em toda a extensão da avenida. Além da Pinheirinho-Centro, que já está operando, serão implantadas ainda as linhas Pinheirinho-Atuba e Atuba-Centro.