• Carregando...

A Secretaria de Educação de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, suspendeu nesta sexta-feira as aulas na Escola Municipal João Sperandio. Um laudo técnico divulgado na quinta-feira fez com que a prefeitura do município interditasse a escola.

O laudo, assinado pelo engenheiro civil, Bladimir Batista, da Empresa Catenária contratada pela prefeitura, aponta sérias falhas na construção, que comprometem toda a estrutura, e sugere que sejam tomadas providências urgentes para que o prédio não desabe. Toda a estrutura está comprometida - conclui o documento. De acordo com o site da prefeitura de Araucária, existem vigas em que o concreto chega a ter 38% menos do que o mínimo exigido e o aço passa de 40%.

A Secretaria de Educação está adequando um barracão comunitário, localizado ao lado da escola, para abrigar as crianças provisoriamente. A secretaria garante que nenhum aluno será prejudicado.

Medidas legais

Ainda segundo o site, o secretário de Obras Públicas, Conrado Farias de Albuquerque, diz que a prefeitura está esperando a entrega do projeto quantitativo (que faz parte do laudo técnico encomendado) para entrar com uma ação judicial no Ministério Público.

"Vamos acionar a empresa executora para que faça o ressarcimento do que foi gasto para a construção da escola e o que teremos que desembolsar para consertá-la", explica.

Segundo o secretário, os proprietários da extinta Construtora Arauconstru Ltda. responderão inclusive, processo criminal, já que a obra representa uma ameaça à vida dos alunos e funcionários.

A obra foi inaugurada em julho de 2004 e desde o começo deste ano começou a apresentar problemas de estrutura, como rachaduras profundas. Em março a prefeitura interditou o pavimento inferior e solicitou um laudo que mostrasse a real situação da obra, que custou na época R$ 1,6 milhão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]