Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Prefeitura já pode dar início às obras na Pracinha do Batel

Depois de 13 dias impedida judicialmente de iniciar as obras na Praça Miguel Couto – a pracinha do Batel –, a prefeitura de Curitiba conseguiu derrubar, nesta segunda-feira (18), a liminar expedida com base em uma ação popular movida pelo Movimento Amigos do Batel. A desembargadora Regina Afonso Portes, da 4.ª Câmara Cível, anulou a decisão inicial do juiz Marcel Guimarães Ratoli de Macedo, da 1.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, por considerar que o interesse coletivo da reforma se sobrepõe ao interesse individual. Para desafogar o trânsito nas proximidades da praça, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) elaborou um projeto que liga as ruas Carneiro Lobo e Desembargador Costa de Carvalho por uma via que divide a praça. Assim, os motoristas não precisariam contornar o logradouro. A reforma prevê que a banca de jornal, as floriculturas e os monumentos continuem no local. A praça ainda ganharia uma área extra de 294 metros quadrados.

Apesar dos manifestantes contrários à obra terem entrado com um pedido de tombamento junto à Secretaria de Estado da Cultura, em seu parecer a desembargadora considera que a praça "não faz parte do patrimônio tombado da cidade". Ela acredita que com a reforma "o fluxo viário na região sofrerá sensível melhora". O documento de 11 páginas ainda diz que "a Pracinha do Batel não será demolida ou destruída, mas apenas remodelada, razão pela qual não vejo motivo para postergar a imediata continuidade das obras no local".

Segundo a assessoria da prefeitura, a Secretaria de Governo do Município deve se reunir hoje para analisar as próximas medidas. "A decisão abre a possibilidade de dar continuidade às obras. Faremos um ofício para comunicar a Secretaria de Governo", afirmou o procurador-geral do município, Ivan Lelis Bonilha. "Vencida a liminar, a obra tem condições de ser continuada", disse o administrador da Regional Matriz, Omar Akel.

O Movimento Amigos do Batel havia comunicado que, às 19 horas desta terça, uma serenata em homenagem à praça seria organizada no local.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.