A prefeitura de Curitiba lança nesta quarta-feira (18) uma campanha publicitária para tentar reduzir os números de casos de vandalismo. Todo o ano, a capital perde cerca de R$ 3 milhões com os ataques contra o patrimônio público, como pichações e quebra de vidros.
"Quem faz vandalismo destrói o que é de todos" é o tema da campanha. Além das propagandas de rádio e televisão, cartazes nos pontos de ônibus e placas espalhadas pela cidade, a campanha terá busdoors (que usa a traseira dos ônibus), um dos principais alvos de vandalismo.
De acordo com a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o transporte coletivo curitibano, quase todos os 1,8 mil ônibus da cidade estão com vidros riscados. Os rabiscos feitos com objetos metálicos pontiagudos são uma nova forma de pichação - são 32 mil janelas danificadas, ou seja, quatro em cada dez vidros dos ônibus.
Os principais atos de vandalismo, segundo a assessoria da prefeitura, são: pichações em muros e paredes de prédios públicos; vidros quebrados; lixeiras incendiadas; e banheiros destruídos. Nem os brinquedos de parques e praças escapam. A depredação também atinge semáforos e placas de trânsito.
Somente neste ano, a Guarda Municipal já atendeu 344 ocorrências de vandalismo em escolas, unidades de saúde, praças, terminais de ônibus e estações-tubo. A campanha educativa tem o objetivo de incentivar a população a denunciar atos de vandalismo à Guarda Municipal, pelo telefone 153. As denúncias da população geram resultado: 99 pichadores foram detidos em flagrante, após denúncia, e encaminhados à Polícia Civil.
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