A prefeitura de Curitiba lançou nesta quarta-feira (27) a primeira linha do projeto "Acesso", um serviço de transporte especial para pessoas com deficiências físicas, que possuem alto grau de comprometimento e dependência, poderem ir a consultas médicas e sócio-assistenciais.
A ideia foi desenvolvida pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e atenderá inicialmente, em período de teste, a Regional Pinheirinho.
De acordo com Luciane Passos, coordenadora de relações intersetoriais da Secretaria, serão avaliados critérios como capacidade de mobilidade e de autonomia, o comportamento e o rendimento familiar um salário mínimo nacional per capita para credenciar os usuários.
"Os candidatos farão uma triagem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e serão avaliados dentro desse pontos. Depois disso, emitiremos uma carteirinha do usuário. E quando for necessário, ele ou seu responsável liga para a direção da regional para agendar o horário e o trajeto", explica.
Após os três meses de teste, o projeto "Acesso" será estendido às outras regionais. "Teremos nove micro-ônibus à disposição, um para cada regional de Curitiba", diz Luciane.
Serviço
Para se cadastrar no projeto "Acesso", é preciso se encaminhar ao CRAS mais próximo. O serviço irá funcionar apenas em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora