A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Piraquara realizou uma ação para autuar e multar empresas de caçambas de entulhos, além de apreender os caminhões pegos em flagrante descarregando resíduos em área irregular. A operação ocorrida na terça-feira (1º) foi acompanhada pela Polícia Militar.
De acordo com nota divulgada pela prefeitura do município, o problema já ocorre há um bom tempo e muitas empresas já foram autuadas e multadas, mas as solicitações não foram atendidas. Na terça-feira, seis empresas foram pegas em flagrante realizando o despejo irregular. Além de multas, os caminhões, totalizando nove caçambas, foram apreendidos. O caso também foi registrado na polícia para que seja aberto um inquérito por crime ambiental.
Segundo a prefeitura, as empresas de caçambas de entulhos de Curitiba e região metropolitana descarregam os detritos em uma área irregular no bairro Guarituba, em Piraquara. O terreno onde o entulho é jogado fica na Rua São José, 400, e faz parte de uma área com restrição à ocupação, onde não é permitido este tipo de despejo. A prefeitura ainda alega que, além desta área concentrada, as caçambas também são descarregadas em outros pontos do bairro.
Duas empresas já têm mais de R$ 22 mil em multas a pagar referente a multas anteriores. Em nota, o secretário de Meio Ambiente, Gilmar Zachi Clavisso, afirma que muitas empresas de Curitiba descarregam no local e não buscam o destino correto para o entulho.
Comerciantes do local reclamam do movimento dos caminhões que despejam os resíduos das caçambas no terreno e causam estragos na rua, em função do grande movimento no local.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora