As calçadas da Rua Riachuelo, no trecho entre a Praça Generoso Marques e a Rua Inácio Lustosa, no Centro de Curitiba, serão revitalizadas pela prefeitura. O edital de tomada de preço para a execução das obras foi publicado na quinta-feira (16). As mudanças fazem parte do projeto Novo Centro. Também estão previstas a readequação da sinalização de orientação para acessibilidade de pedestres na região.
As empresas interessadas na licitação das obras nas calçadas da Riachuelo deverão protocolar, simultaneamente, os envelopes com os documentos de habilitação e proposta de preços no Serviço de Protocolo da Secretaria de Obras Públicas, na Rua Emílio de Menezes, 450, no bairro São Francisco, até as 9 horas do dia 5 de agosto. A abertura das propostas está marcada para o mesmo dia, às 9h30.
Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o edital e seus anexos podem ser obtidos na Gerência de Licitações e Cadastramento da Secretaria de Obras Públicas, mediante apresentação de guia de recolhimento de R$ 70 por edital. Nesse valor não estão incluídas as despesas com cópias heliográficas de projetos.
Obras
Na manhã de domingo (12), a Rua Riachuelo se transformou em calçadão no evento "Vitrines na Calçada", no qual os comerciantes abriram as portas em pleno domingo e expuseram na frente das lojas uma seleção do melhor que oferecem. Uma estimativa informal do Sebrae apontou que o evento recebeu cerca de 2 mil visitantes.
O "Vitrines na Calçada" é considerado o pontapé inicial do projeto "Nova Rua Riachuelo A rua do reciclar, do reinventar e do reencantar", parceria entre prefeitura, Sebrae e Fecomércio que pretende revitalizar o deteriorado comércio da região histórica de Curitiba. Hoje, cerca de 40% dos imóveis da região estão desocupados alguns, de arquitetura histórica, estão abandonados.
O projeto mais imediato para a rua é uma ampla reforma das calçadas, esquinas e postes de iluminação da rua, que a prefeitura pretende finalizar até dezembro. Também até o fim do ano devem sair regras de concessão de incentivos fiscais e tributários para pessoas e empresas que investirem em reforma ou reedificação dos imóveis da região. Enquanto isso, os comerciantes estão sendo incentivados a valorizar e profissionalizar os seus serviços.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião