Começa amanhã a realização de testes para detecção de HIV e sífilis nos postos de saúde e clínicas da família, em toda a cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, 185 unidades estarão à disposição da população para a realização do exame.
Normalmente, os testes poderiam ser feitos somente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). Os resultados estarão disponíveis para os pacientes em aproximadamente dez dias na unidade onde fez a coleta. A ação faz parte da campanha "Fique Sabendo".
A expectativa é de realizar cerca de 30 mil testes somente amanhã. Aproximadamente 3.200 funcionários estarão envolvidos no atendimento. As unidades funcionarão em horário estendido, das 8 às 17 horas, e haverá também distribuição de material educativo, de preservativos e a realização de atividades voltadas para a promoção da saúde e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e do HIV.
Para obter mais informações sobre os endereços dos postos de saúde, a população pode entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746.