Foram resgatados neste sábado (2) 45 cães que eram mantidos em condições precárias em uma casa no bairro Pilarzinho, em Curitiba. Os animais foram retirados do local pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o apoio da Sociedade Protetora dos Animais. Todos foram encaminhados para lares provisórios até que sejam adotados.

CARREGANDO :)

Os bichos são de raças de pequeno porte e receberam microchips de identificação após o resgate. Eles passarão por cuidados, como vacinação e castração, antes de serem encaminhados para adoção. Em uma avaliação prévia feita no local, não foram constatados problemas graves em nenhum dos cães.

A médica veterinária Vivien Morikawa esteve no local como uma das representantes da Secretaria de Meio Ambiente. Ela é gerente do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da pasta municipal e conta que o órgão foi acionado depois de um protesto de ativistas independentes.

Publicidade

"Nós recebemos a denúncia hoje de manhã, de algumas protetoras que estavam no local desde ontem à noite. A princípio a proprietária seria uma criadora de cães clandestina. Então, solicitamos apoio da Guarda Municipal, chegamos lá por volta das 10 horas. A dona da casa permitiu nossa entrada e, com representantes da Sociedade Protetora dos Animais, autorizou que nós levássemos os cães para doação."

Vivien cita que não foram encontrados indícios no local de que a senhora dona da casa criava os cães para serem vendidos. Eles estavam em um espaço aberto, diferente do que geralmente é encontrado em canis ilegais que têm como finalidade a venda dos bichos. "Não tinha filhotes no local e todos os cães estavam misturados. Visualmente, a gente observou alguns cães com problemas de pele, mas nada além disso, a princípio."

Outros casos

No Boa Vista, 29 cães de grande porte que continuavam no canil irregular flagrado em setembro, no bairro Boa Vista, foram retirados do local na manhã desta sexta-feira (1º) pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Eles foram microchipados no local e liberados para adoção. No fim da tarde, a maioria já tinha novos donos. Os cães são das raças rotweiller, boxer e pitbull.

Um canil clandestino também foi fechado no dia 23 de outubro em uma ação conjunta de órgãos de proteção ambiental no bairro Cajuru, em Curitiba. Cerca de 40 cães das raças Poodle, Pinscher, Lhasa apso e Yorkshire estavam em condições de maus-tratos em gaiolas de madeira, colocadas em uma garagem. Os proprietários do local foram multados em R$ 50 mil e tiveram que assinar um termo circunstanciado. Eles podem responder pelo caso civil e criminalmente.

Publicidade