Um jacaré de papo-amarelo se transformou no inimigo público número um de Cascavel, na região Oeste do Paraná. O réptil fugiu, em companhia de um colega de lago, na última quarta-feira do zoológico da cidade e até o momento ainda não foi recapturado.

CARREGANDO :)

Porém, a vida em liberdade do jacaré está com os dias contados. Poucas horas depois da fuga da dupla, os funcionários do zoológico conseguirem identificar o paradeiro dos "fujões". Eles escolheram o lago municipal, área vizinha ao zoológico, para o seu novo habitat. Seu comparsa foi recapturado no mesmo dia da fuga.

O secretário de meio ambiente da cidade, Leopoldo Fiewski, acredita que os funcionários consigam recapturar o aligatorídeo ainda nesta sexta-feira. "Estamos preparando uma armadilha com pintinhos para que ele saia da água" explica. Fora da água, segundo o secretário, seria mais fácil apreender o foragido.

Publicidade

Os visitantes do parque devem ficar mais atentos ao passear no entorno do lago. De acordo com Fiewski, apesar do jacaré ter bastante alimento é importante evitar a aproximação. "Já cancelamos os passeios de pedalinho e de canoas. Também aumentamos o número de vigias para alertar a população". O secretário explica ainda que o normal é que o jacaré não se aproxime das pessoas, desde que ninguém o provoque.

Os dois animais fugiram após uma pedra de um muro do zoológico ter deslizado por causa das chuvas. Como o buraco ficava numa área com muita lama, os funcionários não conseguiram ver a abertura. Depois identificado, o muro foi arrumado. No zoológico ainda vivem outros quatro répteis adultos e 26 filhotes.

Enquanto isso em Curitiba...

Os funcionários da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba ainda tentam capturar os novos jacarés que habitam o Parque Barigüi desde agosto deste ano. A demora se deve à mudança de estratégia para tentar aprisionar e retirar os animais que apareceram no lago. Desde o início de novembro, quando a primeira tentativa fracassou, os biólogos estão observando diariamente os hábitos dos jacarés para planejar melhor a captura. Uma nova investida deve ocorrer nos próximos dias. Estima-se que de três a quatro jacarés vivem hoje no parque.