Os sistemas de fiscalização de trânsito, controle de semáforos e de estacionamento rotativo o famoso EstaR em Curitiba devem ser modernizados. A prefeitura lançou, nos últimos dias, duas portarias convidando empresas a apresentarem sugestões e tecnologias voltadas a essas áreas.
Até o momento, a prefeitura se esquiva de fazer projeções sobre os sistemas que podem vir a ser instalados na cidade já que tudo depende de quais propostas serão inscritas pelas empresas. Ainda não se sabe, por exemplo, se as funções de fiscais que verificam os cartões de EstaR podem ser extintas, ou se haverá um novo sistema de controle dos estacionamentos em regiões centrais.
A prefeitura não vai se comprometer a adotar as sugestões propostas e nem bancar as despesas que a empresa tiver na criação e desenvolvimento das tecnologias apresentadas. Seu papel, conforme matéria divulgada esta quarta (16), é apenas dar um parecer da viabilidade das propostas.
O prazo final para protocolar propostas é até dois meses depois da publicação da portaria. A primeira (100/2013) saiu no Diário Oficial do Município do dia 20 de setembro e estabelece os procedimentos para formalizar sugestões de técnicas de fiscalização e monitoramento eletrônico de trânsito. A segunda (103/2013) foi publicada no Diário de 27 de setembro e diz respeito às sugestões de técnicas de estacionamento rotativo regulamentado eletrônico.
Uma terceira portaria (110/2013), de 7 de outubro, formaliza os pedidos de implantação dos projetos-piloto e cria a comissão que vai analisar as sugestões. De acordo com a prefeitura, a comissão será composta por integrantes da Secretaria de Trânsito (Setran) e de universidades locais convidadas.
As instruções para inscrições de propostas estão contidas nas portarias, que podem ser acessadas pela internet na página de consulta aos Diários Oficiais.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora