• Carregando...

Depois da denúncia feita pelo telejornal ParanáTV 1ª edição, na sexta-feira (26), que mostrou imagens de toneladas de batatas sendo jogadas no lixão de Guarapuava, na região Central do estado, a prefeitura da cidade prometeu que a partir desta segunda-feira (29) vai tomar providências para que o alimento seja distribuído para entidades carentes.

A prefeitura vai selecionar o alimento e distribuir para entidades carentes as batatas que podem ser aproveitadas. De acordo com a secretária de Promoção Social de Guarapuava, Maria do Carmo, vão ser separados os alimentos que podem ser consumidos e a prefeitura vai disponibilizar o transporte para coleta e distribuição das batatas. "A prefeitura só tomou conhecimento dessa situação recentemente", afirmou a secretária.

As imagens das batatas sendo jogadas no lixão chocaram as pessoas, ainda mais em um país onde milhões passam fome. Os produtores estimam que no último mês, pelo menos 600 toneladas de batatas foram descartadas. A explicação é que muitos agricultores plantaram o alimento animados com os lucros da safra passada. Só no Paraná a produção aumentou em 35% e o preço das batatas despencou. Em Guarapuava, na beira da estrada, o quilo do alimento é vendido a R$ 0,20.

Segundo os produtores, as batatas não foram distribuídas antes porque esperavam que os órgãos públicos assumissem o risco. A batata é perecível e depois de colhida e lavada leva 10 dias para apodrecer. Os agricultores não queriam ser responsabilizados por doar um alimento impróprio para o consumo.

Vídeo:Assista às imagens do desperdício em Guarapuava

Vídeo:Saiba como será a distribuição das batatas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]