Considerado o principal programa do Projeto Nacional de Segurança Pública com Cidada-nia (Pronasci) na área social, o Território de Paz já está presente em 20 municípios de 11 estados brasileiros. São José dos Pinhais é a 21.ª cidade do Brasil e a primeira do Paraná a receber o programa, embora Curitiba, Arau-cária, Piraquara e Almirante Tamandaré também caracterizem alguns de seus bairros como territórios de paz. As informações divergem.
De acordo com a assessoria do Ministério da Justiça, o único território de paz paranaense será em São José dos Pinhais por causa das "dificuldades financeiras e logísticas de se implantar o projeto em cada cidade que aderiu ao Pronasci". Já as prefeituras consideram como territórios as áreas indicadas ao ministério em 2008 para receber o projeto. Elas também esperam a renovação dos convênios para este ano.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Araucária, os projetos enviados em 2009 ainda não receberam resposta do órgão. A definição era para sair em abril. Alguns dos projetos que já estão em atividade, como o Mulheres da Paz, precisam ser renovados, e outros, como o Protejo, considerado uma segunda etapa do Mulheres da Paz, ainda nem começaram por causa da indefinição. A prefeitura de Curitiba também não obteve resposta sobre seis projetos enviados para serem executados esse ano. Em Piraquara, as Mulheres de Paz ainda esperam pela chegada do Protejo. Dentre todas as cidades, apenas São José já sabe a resposta, com a aprovação de 12 projetos.