Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Preferência pelo 2.º andar da Linha Turismo forma fila de cerca de 200 pessoas na Praça Tiradentes

Na Praça Tiradentes, cerca de 200 pessoas esperavam pelo ônibus por volta das 12 horas. Segundo os motoristas, problema era o mesmo nos outros pontos | Marcelo Elias/Gazeta do Povo
Na Praça Tiradentes, cerca de 200 pessoas esperavam pelo ônibus por volta das 12 horas. Segundo os motoristas, problema era o mesmo nos outros pontos (Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo)

Férias de julho e muita fila nos principais pontos de turismo de Curitiba. O resultado não poderia ser outro: a linha de ônibus que percorre as principais atrações da cidade - conhecida como Jardineira - estava lotada neste sábado (18) pela manhã. Só na Praça Tiradentes cerca de 200 pessoas aguardavam uma chance para entrar no segundo andar dos ônibus da Linha Turismo - na parte descoberta chamada de double-decker.

"Vim de Belo Horizonte para andar neste ônibus. A prefeitura faz a maior propaganda e depois não dá conta de atender todo mundo. Que cidade modelo é essa? Faz uma hora que estou esperando a chance de entrar no ônibus e andar na parte descoberta. Não vou pagar o mesmo preço para ficar na parte fechada", reclama o turista Silos Caruan, que estava no ponto do ônibus por volta do meio-dia. Josiene Cristina da Cruz era uma das primeiras da fila: ela mora em Curitiba, mas decidiu andar no ônibus neste sábado para levar os parentes de Blumenau para passear.

"Faz meia hora que passou o primeiro ônibus, mas estava lotado. Por isso decidimos esperar pelo próximo", afirma. O maior problema é a falta de ônibus com o segundo andar aberto. Alguns ônibus extras - convencionais - foram colocados à disposição, mas os turistas se recusavam a entrar neles. "Estes ônibus não têm ponto final? Estão sempre cheios, deveria vir um vazio para cá", diz Sebastião de Almeida, que veio de São Paulo para visitar Curitiba.

O problema da fila neste sábado é generalizado, segundo os motoristas da linha - que preferem não ser identificados: todos os pontos estão lotados e as pessoas se recusam a entrar na parte fechada do ônibus, por isso a confusão. Ao todo, cinco veículos da Linha Turismo têm o double-decker e outros 10 convencionais (fechados) são colocados para circular nos dias de maior movimento.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, cada fim de semana é uma novidade para a Linha Turismo, porque a procura tem aumentado. Por causa do grande sucesso, na semana passada a Urbanização de Curitiba (Urbs) já autorizou a compra de mais quatro veículos com deck para suprir a demanda, mas ainda não há previsão de quando estes veículos começarão a circular pela cidade. Estas linhas novas virão com um teto retrátil no segundo andar que deve abrir nos dias de sol e fechar nos dias de chuva. A passagem custa R$ 20, independentemente de o passageiro estar na parte aberta ou fechada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.