A chuva danificou equipamentos do Laboratório de Metrologia Científica Industrial do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dentro do laboratório, que fica no Centro Politécnico, no Jardim das Américas, estão equipamentos avaliados em aproximadamente R$ 1 milhão. A calha do laboratório não suportou o grande volume de água, que invadiu a sala. De acordo com um professor, o prejuízo com a manutenção será de aproximadamente R$ 200 mil.

CARREGANDO :)

Segundo alunos e professores, desde 2006 o Laboratório de Metrologia Científica Industrial tem problemas com chuvas. "A cada chuva corremos para proteger os equipamentos com plásticos", diz o professor. Como a calha do imóvel não tem capacidade para suportar o volume nas chuvas fortes, a água acaba entrando, o que já causou danos aos equipamentos anteriormente.

Procurada pela reportagem, a pró-reitoria de Administração da UFPR preferiu não se pronunciar sobre o problema.

Publicidade

A forte chuva de ontem causou problemas em vários prédios comerciais de Curitiba. Os clientes que estavam ontem à tarde no Supermercado Pão de Açúcar do bairro Batel, em Curitiba, ficaram assustados com a água que invadiu o estabelecimento. Por volta de 14h30, uma das calhas da frente do supermercado se rompeu por causa do grande volume de água. Apesar do transtorno, ninguém ficou ferido.

Segundo o comerciante André Souza de Paula, que estava no local na hora do incidente, a água chegou a aproximadamente 15 centímetros de altura. O supermercado foi fechado para retirada da água e manutenção.

No bairro Alto da XV, às 14h30, a chuva de granizo entupiu a calha e o acúmulo de água fez com que cerca de dois metros do teto do shopping cedessem. Várias lojas ficaram alagadas e o PolloShop fechou por volta das 15 horas. Ninguém ficou ferido e havia poucos clientes no estabelecimento, no momento em que o teto desabou.