O Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) e a seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) realizam hoje a solenidade de entrega do Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho, nesta sua primeira edição concedido à melhor monografia jurídica sobre o tema A Liberdade de Expressão no Estado Democrático de Direito. "Discutir esse tema é extremamente importante neste momento, até por conta das recentes tentativas de criação de conselhos de comunicação que representam riscos à liberdade de expressão", pondera a advogada Rogéria Dotti, presidente do IAP.
O prêmio leva o nome do ex-diretor-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), falecido no ano passado. Francisco Cunha Pereira Filho era jornalista e advogado e foi presidente do IAP, entre 1969 e 1970. "Doutor Francisco teve uma história de vida em defesa da imprensa e da liberdade de expressão", resume Rogéria. A vencedora desta primeira edição também é jornalista e advogada a curitibana Bianca Botter Zanardi.
A solenidade de entrega do prêmio ocorre hoje, a partir das 18h30, na sede da OAB-PR, em Curitiba Rua Brasilino Moura, 253, no Ahú. Antes da entrega da premiação haverá palestras com Rodrigo Xavier Leonardo, professor da Universidade Federal do Paraná, e Ophir Cavalcante Junior, presidente do Conselho Federal da OAB.
Confira a cobertura do prêmio na página temática de Justiça de amanhã.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora