O Prêmio JL Nossa Gente de Londrina foi entregue ontem em cerimônia conduzida pela chefe de Redação do JL, Carla Nascimento, e pelo jornalista Fábio Silveira. O objetivo do prêmio é reconhecer a contribuição de cidadãos para o desenvolvimento de Londrina.
Na área de Educação, o projeto vencedor foi o "Musicando na Escola", da musicista Regina Campos. "Ganhar esse prêmio é importante para a visibilidade do nosso trabalho e como estímulo para que outros tenham boas iniciativas também."
Na categoria Pesquisa e Tecnologia, o mais votado foi o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) José Lopes, com o projeto "Plano de Vigilância e Controle do Aedes aegypti". "Esse prêmio vem num momento importante da minha vida. Eu estou me aposentando." Na categoria Meio Ambiente, a vencedora foi a ONG E-Lixo, única que trabalha com reciclagem de material eletrônico na cidade. O Ballet de Londrina, com mais de 500 apresentações para mais de 150 mil pessoas em 19 anos, foi o vencedor na categoria Cultura.
Na categoria Saúde, o prêmio ficou com a Bebê Clínica da UEL. Referência mundial na área de Odontopediatria, o órgão atende gratuitamente cerca de mil novos pacientes por ano.
O padre Romão Martins venceu na categoria Solidariedade. "Na sociedade atual faltam boas referências de iniciativas que promovem o bem comum. Esse é o grande mérito desse Prêmio."
Incentivo
A importância de criar espaços e oportunidades para o reconhecimento de boas práticas e de estimular o surgimento de novas iniciativas que busquem o bem comum foram falas comuns também entre os representantes do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom).
O diretor executivo do Grupo, Júlio Sampaio, ressaltou que o prêmio cumpre uma das missões do jornalismo e que anda sendo muito pouco valorizada. "Ao mesmo tempo em que o jornalismo tem o papel de denunciar e de fiscalizar o poder público e os demais agentes da sociedade, tem também a missão de destacar e reconhecer boas práticas", diz. "Hoje [ontem], aqui, na entrega do Prêmio JL Nossa Gente de Londrina, estamos cumprindo essa missão." Sampaio diz que essa é uma responsabilidade do JL.