O prazo para limpezas e reformas nos túmulos dos quatro cemitérios municipais de Curitiba (São Francisco de Paula, Água Verde, Boqueirão e Santa Cândida) antes do Dia de Finados vai até o dia 28 deste mês. Até lá, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai manter todas as entradas dos cemitérios abertas das 7 às 18 horas. Normalmente, só permanece aberta a entrada principal.
"O prazo estabelecido evitará atropelos de última hora e dará tempo para a prefeitura preparar os cemitérios antes de 2 de novembro", explica o diretor de Serviços Funerários, Walmor Trentini. "Todos os cemitérios estão com os serviços essenciais em dia, mas serão intensificados próximo de Finados."
Antes de qualquer intervenção nos túmulos, é bom consultar a administração dos cemitérios onde os serviços serão feitos. Pinturas e pequenas reformas necessitam de autorização prévia do Departamento de Serviços Funerários. Nesses casos, basta apresentar o título de concessão do lote junto com um documento que comprove o parentesco com o morto. Terceiros devem ter autorização formal da família.
Segundo Trentini, a autorização da prefeitura só vale para reformas simples. "Construções ou obras maiores demandam um processo mais demorado e complexo, portando devem ser solicitados com antecedência", avisa.
Tecnologia
Quem tiver dificuldade em localizar sepulturas deve procurar ajuda na administração dos cemitérios. A localização de túmulos no Boqueirão, São Francisco de Paula e Água Verde pode ser feita por meio de um sistema informatizado de busca, que substitui a procura manual nos registros dos livros. Para usar os serviços é necessário que as informações como nome do falecido ou falecida e data do óbito sejam repassadas corretamente.