Depois do domingo chuvoso, o paranaense já pode esperar por uma semana com maior predomínio de sol. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, isso ocorre a partir desta segunda-feira (6) porque a frente fria que provocou pancadas de chuva sobre o Paraná, no fim de semana, já se afastou para o Sudeste do país. Essa condição vai refletir em dias com temperaturas se elevando em algumas áreas do estado, principalmente no interior.
Nem por isso, no entanto, a instabilidade atmosférica deve deixar os paranaenses. Chuvas isoladas ainda podem ser registradas, em especial à tarde. Isso deve ajudar a refrescar o tempo. Em Curitiba, a semana começa com mínima de 18°C e máxima de 26ºC. A previsão é semelhante em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Por lá, os termômetros oscilam entre 17ºC e 27ºC.
Nas demais regiões, a tendência é que as mínimas sejam mais elevadas - acima dos 20ºC – e as máximas alcancem, pelo menos, os 30ºC, como em Londrina, no Norte. Em Maringá, no Noroeste, a mínima prevista é de 22°C e máxima de 31ºC. Já em Foz do Iguaçu, no Oeste, os termômetros chegam a 33ºC.
O clima permanece semelhante na terça-feira (7) – sol com nuvens e pancadas de chuva isoladas equilibrando o calor previsto para os próximos dias. Curitiba, na quarta-feira (8), deve ter uma leve queda na temperatura mínima, de 18ºC para 16ºC. A máxima, contudo, segue na casa dos 27ºC.
Há previsão de pancadas de chuva na capital todos os dias, pelo menos até quinta-feira.
Sem bloqueio atmosférico
A grande diferença climática entre fevereiro e março no Paraná está no fim do bloqueio atmosférico causado pelo sistema conhecido como Alta Subtropical do Atlântico Sul, o ASAS. Esse sistema, de acordo com o Instituto Climatempo, desviava as frentes frias que se aproximavam da região Sul e contribuía para que houvesse menos chuvas e mais sol. O resultado era o registro de temperaturas acima do normal para o mês que se encerrou. Curitiba, por exemplo, teve o fevereiro mais quente desde 2003.
Mesmo assim, ainda não é possível dizer se março será um mês fresco. A certeza é que, sem barreiras para passagem de ar polar, a tendência é que se tenha, até a segunda quinzena, estímulo para o aumento da nebulosidade e chuvas. Mais nuvens, chuva e um pouco de ar polar já podem ajudar a diminuir o calorão, sem derrubar muito, contudo, as temperaturas.
O outono começa oficialmente no dia 20 de março.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião