Uma operação da Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, prendeu na quinta-feira oito membros de uma quadrilha especializada em roubo de maquinários agrícolas que agia na região Norte do Paraná e Oeste de São Paulo. A ação mobilizou cerca de 30 policiais, que cumpriram mandados de busca, apreensão e prisão nos municípios de Centenário do Sul, Porecatu, Astorga, Florestópolis e Presidente Prudente (SP).
Foram presos Gilberto Ferreira do Amaral, Valdomiro Aparecido da Silva, Hugo Leonardo Ferreira, Ronaldo Pedro da Cruz, Tiago Domingues de Azevedo, Euclides Donizete Carvalho, Ricardo Alves Ramos e Valdair Tavares de Oliveira.
Junto com os acusados foram encontrados três revólveres, munição, além de três automóveis, duas motocicletas e um caminhão. Segundo o delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial, Sérgio Barroso, os veículos foram comprados com o lucro dos roubos.
Pá carregadeira
A operação teve início a partir de investigações do delegado de Centenário do Sul (80 km de Londrina), Elisandro de Souza Correia, que procurava os autores de roubos na região. Segundo informações da polícia, já haviam sido roubados mais de 15 tratores. A suspeita é que uma pá carregadeira da Prefeitura de Londrina, roubada próxima a Tamarana, no início do mês, também tenha sido levada pela quadrilha.
O delegado descreveu que os ladrões invadiam de motocicleta as propriedades rurais durante a noite e rendiam todos os moradores, que permaneciam reféns durante a noite. Os maquinários eram levados até cidades do oeste paulista e outros municípios do Paraná, onde eram comercializados. "Agora as investigações serão para identificar e prender os receptadores dos maquinários", disse Barroso.
A polícia ainda procura um nono membro da quadrilha. Também não foi encontrado nenhum dos equipamentos agrícolas roubados.