O tráfico de drogas no Paraná perdeu uma de suas peças-chaves com a prisão de Célia Aparecida Giomo, 36 anos, conhecida como Dona Fifa e apontada pela polícia como a gerenciadora da venda de entorpecentes no estado. Para os investigadores essa foi uma das principais detenções do ano. "Certamente é um grande desfalque para o comércio de drogas", considera o delegado Renato Bastos Figueiroa, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).
Dona Fifa vinha sendo investigada desde março e acabou presa na última segunda-feira, dentro de seu bar, localizado na Rua Rebouças, no Centro de Foz do Iguaçu. A ação foi uma parceria entre o Cope e a delegacia local. Ela foi encontrada a partir de informações coletadas pela polícia após a prisão de José Costa Portes, em 11 de outubro, acusado por tráfico de drogas e por participar de um roubo a uma agência bancária em Marmeleiro, no Sudoeste do estado. Célia tinha um mandado de prisão preventiva por financiamento ao tráfico.
Segundo os investigadores, de Foz do Iguaçu o esquema tinha ramificações em todo o estado o maior mercado seria em Curitiba. "Ela tinha o controle de todo o esquema. Ela tinha os contatos de quem vendia, comprava e transportava as drogas e ainda dava suporte para familiares de pessoas ligadas a ela que eram presas", relata Figueiroa. O delegado explica que Fifa não tinha contato com o entorpecente, era quem administrava o negócio e recebia o lucro. "Dificilmente a gente consegue chegar a quem comanda o esquema", afirma.
A polícia não sabe precisar quantas pessoas estariam na rede de contatos de Célia, nem a quantidade de droga comercializada ou o rendimento da quadrilha. Agora, o trabalho dos investigadores está voltado para encontrar uma mulher identificada como Silvana, que seria a responsável por transportar a droga. Fifa será indiciada por financiamento ao tráfico e pode ser condenada de oito a 20 anos de prisão. "As investigações prosseguem para saber se a droga vinha do Paraguai. Caso isso se confirme, o crime será caracterizado como tráfico internacional e teremos a participação da Polícia Federal", conta Figueiroa.
Tráfico internacional
Em outra ação conjunta com a delegacia de Foz do Iguaçu, a Polícia Federal prendeu oito traficantes estrangeiros três ingleses e cinco paraguaios em um hotel de luxo no Centro da cidade. Segundo informações da polícia, a intenção do grupo era levar cerca de 10 quilos de cocaína para a Inglaterra. O entorpecente seria transportado no interior de grandes caixas de som. Uma grande quantidade de dinheiro que seria usada para comprar a droga também foi retida com os ingleses.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora