O Paço Municipal da Praça Generoso Marques antiga sede da prefeitura da capital será reaberto no próximo dia 29, às 19h30, no aniversário dos 316 anos de Curitiba, tornando-se o espaço cultural do Sesc (Serviço Social do Comércio), que integra o sistema Fecomércio.
O imóvel é o único prédio curitibano tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Ele foi construído em 1914, com o nome de Paço da Liberdade. Há dois anos, a prefeitura o cedeu para o Sesc transformá-lo em um centro cultural. A concessão é por 25 anos e pode ser renovada por igual período. A entrega do prédio faz parte das comemorações do aniversário de Curitiba (veja box).
A sua importância cultural se traduz pelo seu estilo arquitetônico, uma construção neoclássica "art nouveau", do início do século 20, que passou por restauração completa, mantendo a fachada externa intacta e ganhando iluminação especial para visão externa à noite. Ele foi erguido pelo então prefeito Cândido de Abreu. O prédio foi recuperado e as pinturas dos artistas João Ghelfi, João Ortali e Anacleto Gaubaccio, restauradas.
Multifuncional
O novo espaço cultural terá café com piano, livraria de autores paranaenses, biblioteca de cultura, internet, sala de cinema, laboratório de arte eletrônica, estúdio de música, salão de atos e espetáculos e sala de exposições, entre outras atrações.
São quatro pisos. No térreo, onde ficam a recepção e o acesso à informação, o visitante poderá ver, através de vidros, o piso original do paço, semelhante ao piso de vidro da Praça Tiradentes, que mostra as calçadas históricas. Nos andares superiores estão as salas de cinema, atos e espetáculos, música, espaço de conferência e o museu do Paço Municipal, com os móveis do gabinete do prefeito Cândido de Abreu. No último piso, a sala de exposição.
Segundo o diretor regional do Sesc PR, Paulo Cruz, o local será um centro inovador, que vai possibilitar a reflexão e o debate de artistas, o desenvolvimento de talentos e divulgação de trabalhos. "No Paço, o processo de fomento da produção artística estará intimamente ligado à formação contínua, através de cursos de curta e longa duração, oficinas pedagógicas, debates e workshops com artistas renomados."
Mais de 150 pessoas trabalharam na restauração, além de 50 artesãos. Conforme a assessoria de imprensa do Sesc, a obra custou em torno de R$ 5 milhões.
* * * * *
Serviço
O Paço da Liberdade Sesc Paraná, na Praça Generoso Marques, vai abrir nos próximos 45 dias só para visitas, como de caravanas de estudantes. Depois, as salas acolherão pessoas interessadas em artes, e o café com piano será o ponto de entrada da praça. O centro cultural vai funcionar de terça-feira a domingo, das 9 às 22 horas. Mais informações no endereço eletrônico www.fecomerciopr.com.br ou pelo telefone (41) 3883-4500.