Brasília Depois de semanas aguardando a confirmação de sua posse, o futuro ministro da Secretaria de Planejamento Estratégico, Roberto Mangabeira Unger foi recebido ontem, às 8h30, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, quando acertaram os termos da medida provisória que será assinada criando a nova pasta e ratificaram a realização da cerimônia para às 15 horas da próxima terça-feira.
O senador Marcelo Crivella, do PRB, partido de Mangabeira e do vice-presidente, José Alencar, disse que a conversa entre os dois "foi muito boa, proveitosa, muito eficiente e com grandes perspectivas para o futuro" e que ficou acertado que na estrutura do novo ministério, além do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE), ficará também o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), atualmente vinculado ao Ministério do Planejamento.
Crivella assegurou que não há nenhuma intenção de politizar o Ipea, já que o órgão tem um corpo técnico que tem prestado relevantes serviços ao país. "Não se deve pensar, em primeiro momento, em qualquer tipo de mudanças", afirmou o senador, assegurando que "não há intenção de se partidarizar o órgão". E acrescentou: "a idéia é a de que o partido contribua com o governo e não que o governo contribua com o partido. Queremos que Mangabeira e todos os economistas do Ipea possam pensar em ações de longo prazo".
O vice-presidente José Alencar, principal patrocinador da indicação de Mangabeira, disse que a posse ficou para terça-feira porque, nesse dia os líderes de todos os partidos já estão em Brasília e poderão participar da solenidade. Ele salientou que não foi o único a defender a presença de Mangabeira no governo, e elogiou a capacidade do professor.
Depois de se reunir com o presidente Lula, o professor Mangabeira foi ao NAE, conhecer como funciona o órgão.
O atual titular do NAE, coronel Oswaldo Oliva, irmão do senador Aloísio Mercadante, poderá não continuar no cargo. Ele tinha uma audiência com o presidente Lula para a tarde de ontem, mas o encontro foi adiando para o fim da manhã de segunda-feira.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora