atualizada na quinta-feira, 10/8/2006, às 20h15
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, esteve em Cascavel nesta quinta-feira (10) para lançar a Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral e foi contundente ao analisar a conjuntura política do país.
Durante a cerimônia, na sede da Subseção da OAB, Busato disse que o Brasil enfrenta uma situação "vexatória" com os escândalos recentes no Congresso, como os mensaleiros e sanguessugas.
Sem legitimidade
O presidente da OAB de Cascavel, Marcos Boschirolli, propôs uma revisão radical de todas as leis aprovadas pelo atual Congresso Nacional. Para Boschirolli, a presença de um grande número de parlamentares corruptos anula inteiramente a legitimidade do Congresso.
O presidente da OAB nacional afirmou, ainda, que a entidade vai criar um fórum permanente da cidadania para debater a reforma política no País.
"Pretendemos apresentar ao Congresso Nacional do futuro, no primeiro dia de trabalho, uma proposta efetiva de reforma política. Não apenas pontual, mas abrangente, a fim de modificar a atual cara da política nacional", declarou Busato. O fórum será coordenado pelo jurista Fábio Konder Comparato.
Sobre a campanha lançada em parceria com a CNBB, o presidente da OAB nacional disse que a entidade pretende atuar ao lado de instâncias oficiais como TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como "sentinela informal" da população nos casos que configurem abuso na atual campanha eleitoral.
Participação
Busato lembrou que a participação da comunidade, fiscalizando Congresso e candidatos, é importante para identificar os abusos.
Durante o evento, foi anunciado o início das obras da sede própria da OAB de Cascavel.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora