O agravamento da crise do setor de saúde nos últimos anos motivou o Instituto de Gestão de Saúde (IGS), com sede em Curitiba, a realizar um evento para buscar alternativas. O presidente do Hospital Israelita Albert Einstein e especialista em gestão de saúde, Cláudio Lottenberg, estará amanhã na capital paranaense, ministrando uma palestra em que vai propor maneiras de transformar os momentos de crises em oportunidades.
De acordo com o presidente do IGS, Manoel Almeida Neto, os hospitais do Paraná mantém uma relação complicada com suas principais fontes pagadoras, no caso o governo e as operadoras de planos de saúde. "Resolvemos trazer alguém que enfrenta as mesmas dificuldades, mas que apresenta resultados positivos", diz Manoel.
Mantido pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, instituição sem fins lucrativos, o hospital tem apresentado superávit há mais de quatro anos e é referência internacional em atendimento hospitalar. "A situação é bem diferente das instituições paranaenses que estão com um passivo muito alto", diz o presidente do IGS. Segundo Manoel, os repasses do Sistema Único de Saúde estão sem reajuste há dez anos, os dos planos de saúde há oito anos e os pagamentos de tratamentos particulares representam apenas 5% da receita das instituições. A estimativa da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde é que pelo menos 30 instituições tenham fechado em todo o estado, no último ano.
Serviço: a palestra acontece, amanhã, às 19h30, no Hotel Mabu (Praça Santos Andrade, 830). Inscrições pelo telefone (41)3222-3052, ou pelo e-mail igsaude@igsaude.com.br e pelo site: www.igsaude.com.br.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião