Em Umuarama, estrada é engolida por erosão| Foto: Reprodução Paraná TV

Salvador – Na véspera do aniversário de 27 anos do PT – que serão comemorados durante encontro neste fim de semana em Salvador (BA) –, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu "maturidade’’ e "juízo’’ ao partido, durante a inauguração de uma unidade da Petrobrás, na Bahia. "O PT veio de uma crise profunda e saiu fortalecido do processo eleitoral, elegeu cinco governadores e muitos deputados. O povo deu uma chance enorme ao PT, disse: Tomem juízo e sejam um partido grande.’’

CARREGANDO :)

O presidente procurou minimizar a divisões internas da sigla e as críticas de algumas delas à condução da política econômica.

"O PT tem maturidade suficiente, amanhã (hoje) completa 27 anos. Essas brigas acontecem todos os anos, em todos encontros, em todas as convenções’’, disse. Segundo Lula, o partido sairá unido da reunião de hoje de seu Diretório Nacional e do congresso que realizará em julho para definir seus rumos.

Publicidade

"No fim, haverá um documento de consenso, possível, da maturidade’’, disse. No entanto, Lula afirmou que a disputa interna não se refletirá na formação e na condução de seu governo.

À noite, Lula participou de um jantar em homenagem ao partido em Salvador.

Dirceu

A festa do aniversário do PT começou com um evento em prol da anistia do ex-deputado e ex-ministro José Dirceu, cassado pela Câmara em novembro de 2005 na esteira do escândalo do mensalão.

Dirceu foi homenageado pela ala do PT Juventude Construindo o Novo Brasil, de quem recebeu um cartaz com a estrela do PT e os dizeres "Anistia Já".

Publicidade

Ao fundo, as canções "Apesar de você", de Chico Buarque, "Para não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, e a "Internacional" comunista serviam de trilha sonora.

Ao agradecer a homenagem, Dirceu afirmou ser necessário mais tempo para transformar o país.

"Oito anos de governo é muito pouco tempo para realizarmos as reformas estruturais de que o país precisa", disse.

A homenagem contou também com a exibição de um vídeo sobre a trajetória do ex-ministro. A líder do governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), e o presidente do PT paulista, Paulo Frateschi, subiram ao palco para a homenagem.