• Carregando...
Diego e Vanessa são acusados de furtar cerca de 25 agências bancárias em Curitiba | Heliberton Cesca / Gazeta do Povo
Diego e Vanessa são acusados de furtar cerca de 25 agências bancárias em Curitiba| Foto: Heliberton Cesca / Gazeta do Povo

Um casal foi preso acusado de furtar televisores e monitores de computador de pelo menos 25 agências bancárias em Curitiba. Diego Ribeiro Tuoron Diz, de 27 anos, chegou a ser apelidado de Tom Cruise por alguns policiais, em referência ao filme Missão Impossível.

A dupla arrombava a porta do banco de madrugada e Diego arrastava-se pelo chão da agência para não ser detectado pelos alarmes para efetuar o crime. Ele era auxiliado pela namorada, Vanessa Sgwalt Trochimczuk, de 45 anos. Os dois estão detidos no 1º Distrito Policial de Curitiba, que os investigava há quatro meses.

O delegado do 1º Distrito, Vinicius Borges Martins, explicou que o casal foi identificado porque Vanessa é pensionista da Paraná Previdência, o sistema de aposentadoria dos funcionários do governo estadual. Ela perdeu, durante um dos furtos, o cartão para retirar o benefício. Na noite desta quinta-feira (12), os dois foram detidos pela Polícia Militar após roubar o bico da mangueira contra incêndios de um banco no centro da capital. Este bico é feito de cobre e custa cerca de mil reais. "Neste caso, o alarme foi acionado", disse o delegado.

Segundo ele, o casal vai responder por furto qualificado, já que existe queixa de furtos pelo método "Tom Cruise" de pelo menos 13 agências do Santander e oito do Bradesco. Mas, a Polícia Civil investiga a possibilidade de outros furtos. "Somente neste fim de semana foram três furtos", diz Vinicius.

No vídeo divulgado pela polícia (veja abaixo), o furto filmado pelas câmeras de vigilância aconteceu no dia 14 de novembro do ano passado, em uma agência do Santander da capital, próximo às 6h30 da manhã. Vanessa fica na área dos caixas eletrônicos para monitorar a aproximação de alguém pelo lado de fora enquanto Diego arromba e entra no banco. Ele pega um televisor e repassa para ela, antes de fugirem.

Nem sempre funciona

Durante a apresentação do casal a imprensa, Diego contou que o método de arrastar-se pelo chão nem sempre funcionava e o alarme o flagrava, mas dava tempo para fugir nestes casos. "Já chegou a disparar (o alarme), mas acho que deve ter um tempo de tolerância (até a polícia aparecer)", revelou. O rapaz disse ainda que desenvolveu a tática sozinho. Segundo ele, tentou uma vez, deu certo e, então, passou a repetir o método.

Os dois admitiram ser viciados em cocaína. Os televisores e monitores eram vendidos na rua para comprar drogas. "Uma TV dava até R$ 400", contou Vanessa. Segundo ela, o valor dava para comprar a droga para ser consumida ao longo de dois dias.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Vida e Cidadania | 1:29

Um assaltante, apelidado por policiais de "Tom Cruise", em referência ao filme Missão Impossível, invadia agências bancárias e arrastava-se pelo chão para fugir dos alarmes. O criminoso roubava apenas aparelhos de televisão e monitores de computador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]