Mais um auditor fiscal da Receita Estadual, acusado de integrar uma quadrilha que extorquia empresas e caminhoneiros, foi preso na noite da última segunda-feira. Orlando Wiczorkowski (43), funcionário da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar), foi preso em São Mateus do Sul, região Sul do Paraná.
A quadrilha foi desmantelada também na última segunda-feira. Segundo as denúncias, as vítimas dos auditores eram geralmente motoristas de caminhões e empresas que transportavam cargas. Os auditores paravam os motoristas no posto da Receita Estadual e extorquiam àqueles que apresentavam supostas irregularidades.
Segundo o delegado da Polícia Civil, Agenor Salgado, que coordenou a chamada "Operação Integridade", Wiczorkowski foi autuado por favorecimento pessoal e formação de quadrilha. De acordo com a Agência de Notícias do Governo, ele é a pessoa que entrava em contato com as empresas de transporte para marcar o local e negociar os pagamentos da extorsão.
A "Operação Integridade" já havia prendido sete acusados de integrar a quadrilha. Os presos foram identificados como Edson Rosa Fernandes, Hsu Keng Wei, Luis Carlos Maceno, Genóbio Eduardo Jaime Rivero, José Luis da Silva, Laurito Francisco Lemes e o funcionário da Claspar, Vilmar Correia de Mello. Com eles, foram apreendidas notas e documentos fiscais, computadores, disquetes, vários documentos relacionados a infrações e diversas armas de fogo.