No fim do mês passado, a Defensoria Pública do Paraná, criada oficialmente em 2011, conseguiu libertar um rapaz de 33 anos preso por engano em Curitiba. Mesmo inocente, o pintor automotivo Mário Cordeiro foi detido devido a um mandado de prisão expedido em seu nome por assalto à mão armada. O primo de Cordeiro cometia diversos crimes e, quando era capturado pela polícia, utilizava o nome do pintor. A correção foi feita no sistema da polícia, mas não houve revogação do pedido de prisão expedido com o nome falso. Por causa do erro, o pintor ficou dez dias na Delegacia de Vigilância e Captura.
Preso por engano 2
Mário tenta limpar o nome há seis anos. Ele conta que durante os dez dias em que ficou detido, em uma cela um pouco maior que um colchão de solteiro, conseguiu tomar banho uma única vez. "Se não fosse a Defensoria, estaria preso até hoje", diz. A Defensoria Pública do Paraná foi a penúltima a ser criada no país. Em agosto do ano passado, um concurso público foi feito para preencher os cargos do órgão.
Rádio Educativa
Ontem a coluna mostrou que, segundo a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná, a Rádio Paraná Educativa AM 630 não foi extinta. De acordo com o governo, há cerca de dez dias houve uma reformulação e ela passou a veicular a mesma programação da FM. A leitora Salete Maria Pereira reclama, no entanto, que desde a semana passada não consegue sintonizar a Rádio AM. Ela é professora e diz sentir falta do programa Nossa História.
Gosto pela leitura (foto 2)
Dois jovens maringaenses resolveram pensar "fora da casinha" e criaram o primeiro livro com página comestível do mundo. Sem Limites é uma obra de autoajuda que será lançada hoje, às 19 horas, nas Livrarias Curitiba do Shopping Catuaí, em Maringá. A ideia de criar um livro fora do normal partiu do dia a dia de um dos autores, Luiz Maurício Bidim, 22 anos, formado em Marketing. "Podemos ler muitas coisas todos os dias, mas percebi que são as decisões que marcam nossas vidas", disse. Por meio das ideias do livro, o leitor tem a opção de decidir continuar pelas páginas vermelhas ou azuis. As primeiras levam à rotina. As azuis convidam o leitor a comer a página.
USP on-line
A USP lança hoje seus primeiros cursos abertos e gratuitos na internet. As aulas serão de Física Mecânica Básica e de Probabilidade e Estatística. Os interessados devem se inscrever no Veduca (veduca.com.br), plataforma na internet que reúne os cursos. As aulas podem ser feitas por qualquer pessoa, mas são montadas tendo em mente um estudante do primeiro ano de um curso de Engenharia.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora