Três peruanos foram presos no início da noite desta quinta-feira (9) acusados de furtar turistas dentro de um hotéis no centro de Curitiba. De acordo com o tenente Emerson Ferreira, do pelotão de motos do 12º batalhão da Polícia Militar (PM), o trio se hospedava nos hotéis e se aproveitava da distração dos outros clientes para praticar os crimes. Os produtos preferidos eram os eletrônicos e joias.

CARREGANDO :)

Segundo a polícia, o detidos, Julio Cezar Arrieta, 44 anos, Humberto Martim Ore de la Cruz, 41, e Jesinia Campos Lozano, 25, estavam em Curitiba há cerca de dois meses. "Há algum tempo estávamos atrás deste grupo. Já havíamos registrado muitas queixas de furto nos estabelecimentos do centro. Neste período foram furtados pelo menos 15 notebooks de dentro de hotéis", disse Ferreira.

Só nesta quinta-feira, o trio teria feito vítimas em dois hotéis. Um turista de Minas Gerais teve o notebook levado pela manhã. Ele havia deixado o equipamento no sofá do hall do hotel enquanto tomava café e ao voltar não encontro mais o computador. Com ajuda das imagens do circuito interno das câmeras de segurança do hotel os ladrões foram identificados.

Publicidade

Eles foram detidos logo depois de fazer mais uma vítima, em outro hotel. Com os peruanos a polícia encontrou as chaves de dois guarda-volumes da rodoviária. Dentro foram encontrados diversos objetos. Foram encontradas câmeras fotográficas digitais, celulares, três notebooks, bolsas, carteiras, relógios, agendas eletrônicas, aparelhos de som automotivo e aparelhos de MP3. Com o trio foi apreendido grande quantidade de dinheiro, entre reais e dólares. A polícia também recuperou o passaporte de uma turista italiana, que havia sido furtado.

"Nós fizemos o flagrante e agora cabe a polícia investigar a participação deste grupo em outros crimes. É possível que eles já tenham vendido alguns dos produtos furtados", explicou Ferreira. Os três peruanos devem responder processo por furto e formação de quadrilha.