Um túnel que seria utilizado para fuga foi descoberto nesta segunda-feira (18) no 4º Distrito Policial de Londrina, no Norte do Paraná. O túnel, que já estava com três metros de comprimento, foi cavado no mesmo local onde, na semana passada, um outro buraco já havia sido encontrado pela polícia.
O 4º DP tem capacidade para 24 presos, mas abrigava ontem 92. Por causa da superlotação, as celas não mais estão sendo trancadas e os presos podem se movimentar pela carceragem. "Não temos como fazer revistas de rotina", disse o superintendente da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, Edson José Sanches Antunes.
A suspeita é que o túnel descoberto ontem tenha sido cavado no final de semana com a ajuda de pedaços de ferro retirados da estrutura do prédio. "Um barulho vindo da carceragem foi ouvido na noite de domingo, mas somente hoje (ontem) à tarde conseguimos entrar para fazer a revista", afirmou o superintendente.
A escavação começou na privada de uma das celas e, ao atingir a caixa de contenção do sistema de esgoto, os presos fizeram uma bifurcação para desviar do obstáculo e continuaram cavando. Toda a terra retirada ficou acumulada no interior de uma das celas.
Em fevereiro, 40 detentos fugiram do distrito e esta é a terceira vez neste mês que uma tentativa de fuga é abortada no 4º DP. No último dia 3, os presos se rebelaram, danificaram toda a estrutura da unidade e, durante a revista, os policiais encontraram um buraco por onde os presos pretendiam fugir. No dia 10, um novo buraco foi encontrado e concretado. "Vamos fechar o túnel ainda hoje (ontem)", disse Antunes.
Para que o trabalho pudesse ser feito, os presos foram levados para o pátio de sol e policiais do Pelotão de Choque foram até o local para ajudar na operação e garantir a segurança dos funcionários.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora