O Paraná vai testar um novo sistema de rastreamento de presos em regime semi-aberto, com o uso de tornozeleiras. A novidade foi anunciada ontem pelo governador Roberto Requião (PMDB), durante a reunião semanal da Operação Mãos Limpas. Desenvolvido pela empresa Spacecomm, o Sistema de Acompanhamento de Custódia usa um dispositivo desenvolvido pelo instituto paranaense Lactec.
Para o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o equipamento deve colaborar muito com a polícia. "Caso algum preso de regime semi-aberto fuja, poderá ser localizado mais rapidamente, mas vamos aguardar os testes para conhecer o sistema na prática", afirmou. Não foi estabelecia data para o início dos testes.
O proprietário da empresa Spacecomm, Sávio Bloomfield, mostrou como funciona a tornozeleira durante a reunião. De acordo com Bloomfield, o sistema já está sendo testado em outros estados. "A tornozeleira é muito segura. Caso o preso resolva cortá-la, automaticamente, o alarme é acionado na central, que informa onde o preso está", disse. Segundo ele, o equipamento é antialérgico, à prova de água e muito resistente.