O Paraná vai testar um novo sistema de rastreamento de presos em regime semi-aberto, com o uso de tornozeleiras. A novidade foi anunciada ontem pelo governador Roberto Requião (PMDB), durante a reunião semanal da Operação Mãos Limpas. Desenvolvido pela empresa Spacecomm, o Sistema de Acompanhamento de Custódia usa um dispositivo desenvolvido pelo instituto paranaense Lactec.
Para o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o equipamento deve colaborar muito com a polícia. "Caso algum preso de regime semi-aberto fuja, poderá ser localizado mais rapidamente, mas vamos aguardar os testes para conhecer o sistema na prática", afirmou. Não foi estabelecia data para o início dos testes.
O proprietário da empresa Spacecomm, Sávio Bloomfield, mostrou como funciona a tornozeleira durante a reunião. De acordo com Bloomfield, o sistema já está sendo testado em outros estados. "A tornozeleira é muito segura. Caso o preso resolva cortá-la, automaticamente, o alarme é acionado na central, que informa onde o preso está", disse. Segundo ele, o equipamento é antialérgico, à prova de água e muito resistente.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora