Vinte e dois presos do Creslon receberam as tornozeleiras eletrônicas
- Roberto Custódio/Jornal de Londrina
Vinte e dois presos do Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon) receberam, na manhã desta quinta-feira (16), as tornozeleiras eletrônicas que vão permitir que eles, além de passar o dia fora da unidade, possam também dormir em casa até concluir o cumprimento da pena.
Outros presos devem ser beneficiados pela tornozeleira nos próximos dias, já que os processos de 42 detentos foram encaminhados para análise da Vara de Execuções Penais. Durante a entrega dos equipamentos, a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, afirmou que, das 5 mil tornozeleiras adquiridas pelo Estado, mil devem ser destinadas a presos de Londrina.
Estão sendo beneficiados os presos condenados do regime semiaberto, que já têm autorização para deixar as unidades durante o dia para trabalhar; os presos com mais de 60 anos; mulheres ou doentes. Presos provisórios também devem ser contemplados com a medida, desde que não tenham cometido crimes violentos.
"Eles têm que respeitar as determinações do juiz de se recolher em casa no horário determinado e não deixar a cidade. Qualquer desrespeito a isso vai ser acusado pelo monitoramento e ele será novamente preso", explicou Maria Tereza. Tentativas de rompimento do equipamento também são acusadas pelo monitoramento, feito por uma empresa em Curitiba.
Superlotação
Com as tornozeleiras, a secretária espera acabar com a superlotação do sistema prisional no Paraná. "Em 2011, tínhamos 16 mil presos no estado. Hoje, temos 9 mil. Com as 5 mil tornozeleiras e as 6,7 mil novas vagas que estamos criando, vamos ter uma situação melhor nas unidades", afirmou.
Os projetos de construção do novo presídio, do Centro de Integração social e da ampliação da Casa de Custódia de Londrina, segundo a secretária, estão em fase de adequações para que as obras sejam iniciadas. "Serão 20 novas unidades no Paraná e cada projeto está passando por adaptações técnicas, principalmente por causa dos terrenos", argumentou Maria Tereza.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora