Dois suspeitos de participar da tentativa de assalto que terminou com a morte do agricultor João Eroito Forbeck, 69 anos, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, foram presos na tarde desta quarta-feira (22). Ronaldo Pires de Souza, 28 anos, confessou que participou do assalto e Marcelo da Luz Lima teria ajudado na fuga dos outros dois, segundo a Polícia Militar.

CARREGANDO :)

O capitão da PM de Araucária, Pedro Paulo Porto de Sampaio, contou que as investigações começaram logo após o crime, no início da noite de terça-feira. Nesta manhã, o veículo usado pelos ladrões foi abandonado em uma área rural do município e a partir daí a polícia colheu as informações necessárias para localizar Souza. "Descobrimos que o veículo foi furtado ontem [terça-feira] à tarde e procuramos por pessoas que pudessem nos ajudar a localizar os responsáveis", contou.

Souza foi encontrado em um frigorífero em Lagoa Grande, zona rural de Araucária. "Ele tentou fugir, mas fizemos um cerco e conseguimos efetuar a prisão", disse o capitão. "Ele confessou o crime e relatou todo o ocorrido", completou. Ele já tem passagem por roubo e tráfico de drogas, segundo a PM.

Publicidade

Lima foi preso em seguida, também na zona rural. O capitão Sampaio disse que o suspeito foi procurado pelos dois assaltantes, que pediram ajuda para se esconder e abandonar o carro. "Depois do ocorrido, eles se encontraram em um pesque-pague de Araucária e combinaram a fuga";

Conforme a polícia, Edenilton dos Santos de Almeida, também participou do latrocínio. Ele está foragido da Delegacia da Lapa desde o dia 23 de dezembro. Souza disse aos policiais que Almeida foi o autor dos tiros que mataram a vítima. Os policiais foram até a casa Souza, no Jardim Monalisa, mas a arma usada não foi encontrada.

O crime

De acordo com o capitão Sampaio, a dupla tinha a informação de que a vítima, conhecida como "Ito", trabalhava com a venda de gato e costumava andar com dinheiro no bolso. Eles foram até a chácara de Ito, na Rua Adão Fila, na Colônia Lagoa Suja, com o Gol furtado, e se passaram por compradores de gato. "Quando deram voz de assalto, houve reação e a vítima foi baleada", contou.

A filha e a mulher da vítima estavam na chácara no momento do crime, por volta das 19 horas. Elas não foram feridas. Os assaltantes fugiram sem levar nada.

Publicidade

Homicídio

O corpo de um homem de aproximadamente 25 anos foi encontrado em um terreno baldio da Rua João Sigismundo, no Orleans, em Curitiba, por volta das 14h30 desta quarta-feira. A vítima foi atingida por dois disparos, um na cabeça e um na região genital, e estava enrolada em um tapete.

O homem ainda não foi identificado. Ele trajava calças e jaqueta jeans, camiseta e meias brancas e tinha uma tatuagem no braço esquerdo com o nome "Jefferson", segundo a Delegacia de Homicídios. Não há casas nas proximidades do local onde o corpo foi encontrado e a polícia não encontrou testemunhas do crime. "Vamos aguardar a identificação dessa vítima para trabalhar na elucidação do crime", disse o delegado Rubens Recalcatti.