Rio (AE) O Exército prendeu nos últimos dois dias dois ex-militares, principais suspeitos até agora do roubo de dez fuzis e uma pistola de um quartel, no dia 3, no Rio.
O Comando Militar do Leste (CML) negou ontem ter feito acordo com traficantes para reaver as armas elas foram recuperadas na terça-feira, numa trilha perto da favela da Rocinha, zona sul do Rio.
A Polícia Civil disse que as armas ficaram nove dias enterradas no Morro da Mangueira e deu detalhes sobre a estratégia usada para recuperá-las.
Um dos ex-militares, Joelson Basílio, detido ontem, serviu até fevereiro no Estabelecimento Central de Transporte (ECT), em São Cristóvão, de onde foram roubadas as 11 armas. Na terça-feira, Leandro Saturnino, um ex-cabo que serviu em outra unidade, já havia sido capturado, na Rocinha.
O Ministério Público Militar (MPM) informou já ter indícios para pedir a prisão, em breve, de outros militares e ex-militares em breve.
Mangueira
A informação de que os fuzis e a pistola estavam na Mangueira, zona sul, foi levantada pela inteligência da polícia, disse a chefe de Investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Marina Maggessi.
A Mangueira foi, com o Morro da Providência, no centro, o principal foco da ação militar no Rio ambos são redutos da facção Comando Vermelho (CV).
Marina afirmou que, no fim de semana, as tropas recuaram para facilitar a movimentação dos traficantes e a devolução das armas.
"O tráfico não agüentou a pressão e capitulou. O inédito da operação não foi o Exército ocupar favelas, mas a resposta pesada e imediata. Os criminosos não esperavam por isso."
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora