Doze presos fugiram da cadeia de Astorga, a cerca de 50 quilômetros de Maringá, cavando um túnel que terminava no terreno de uma creche, vizinha à delegacia da cidade. A Polícia Civil descobriu a fuga na tarde deste sábado (2). Até as 15h deste domingo (3), ninguém havia sido recapturado.

CARREGANDO :)

O túnel foi cavado dentro de uma cela. "Eles devem ter fugido entre a noite de sexta e o sábado. Nosso plantonista descobriu a fuga durante a vistoria diária", conta o delegado de Astorga, Acácio de Azevedo.

Após chegar à creche, os presos atravessaram uma cerca de arame liso e chegaram às ruas. O delegado acredita que os presos tenham cavado o túnel, de cerca de 40 centímetros de diâmetro, usando utensílios de cozinha usados para as refeições, como panelas.

Publicidade

Entre os fugitivos estão dois detentos que, por falta de espaço na delegacia, estavam dormindo nos corredores da delegacia. Há, ainda, mais dois homens nessa situação. Segundo Azevedo, a cadeia tem 16 camas, mas abrigava, no instante de fuga, cerca de 60 presos.

O delegado diz que a delegacia é antiga e, por isso, o piso não possui reforço para impedir fugas. Um trabalho de concretagem do solo e das paredes está em curso.

Azevedo informa que a Polícia Militar foi acionada, inclusive na cidade de origem dos presos, e está auxiliando no trabalho de recaptura. "Ainda não localizamos ninguém, porque, quando eles saem daqui, vão para outras cidades ou para o meio do mato. Só depois voltam para cá".

Uma fuga parecida, com os presos saindo no gramado da creche, aconteceu há cerca de três anos, conforme o delegado.

Publicidade