Os 52 presos da Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, se rebelaram durante a noite de ontem e madrugada desta sexta-feira (2), e destruíram boa parte da carceragem que fica anexa à 38ª Delegacia Regional de Polícia Civil. Os presos chegaram a fazer um agente penitenciário refém durante as sete horas de rebelião.
Os rebelados atearam fogos em colchões e roupas, assim como danificaram as paredes das alas. A situação só foi controlada e o refém liderado sem ferimentos depois que a juíza da Vara Criminal Maristella Andrade de Carvalho chegou ao local e começou a negociar com os presos. A magistrada atendeu o pedido para que cinco dos detentos, que estariam prestes a concluir sua pena, fossem colocados em liberdade nas próximas horas. Os rebelados também exigiam melhores condições de sobrevivência dentro das celas.
De acordo com o delegado Tristão Borborema de Carvalho, a rebelião começou após um investigador da Polícia Civil impedir a fuga de três presos. Ao voltar às celas os detentos organizaram o plano da rebelião e o colocaram em prática quando o agente carcerário entrou na cadeia para acomodar um homem preso em flagrante.
Com a destruição de parte da carceragem, a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) procura vagas disponíveis no sistema prisional para transferir parte dos detentos. A Polícia Civil ainda não conseguiu contabilizar os prejuízos causados com a rebelião.
Está é a segunda rebelião na Cadeia Pública de Santo Antônio da Platina em menos de 40 dias. No dia 23 de março os 75 homens que estavam presos no local se rebelaram e destruíram a carceragem. Os detentos reclamavam da superlotação da unidade - onde só cabem 32 presos e das condições de higiene. Para por fim a rebelião a Justiça aceitou transferir e liberar 23 presos.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião