Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Roubos

Presos suspeitos de roubar joalherias no Paraná, Santa Catarina e São Paulo

Suspeitos portavam armas com numeração raspada quando foram presos | Divulgação / Polícia Civil
Suspeitos portavam armas com numeração raspada quando foram presos (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Renato Gesser, 40 anos, e Wallace Ribas Correia, 32 anos, foram presos em flagrante por volta das 22h de quarta-feira (5) na BR-376 em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a Polícia Civil, os dois fazem parte da principal quadrilha especializada em roubos a joalherias no Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Eles foram presos na praça de pedágio e vinham do Rio Grande do Sul. A polícia acredita que eles tenham ido fazer uma sondagem para cometer outros assaltos no estado. Conforme informou o delegado do Cope, Alexandre Macorin, eles costumavam viajar antes para as cidades onde iam praticar os crimes.

Os suspeitos eram investigados pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) de Curitiba, em parceria com Delegacia de Investigações Gerais (DIG), de Itapeva, região de Sorocaba, São Paulo. No mês de abril, eles teriam levado R$ 100 mil de uma joalheria de Itapeva.

Eles estavam em um veículo com placas de São José dos Pinhais, sem alerta de furto, quando foram pegos. Eles portavam pistolas de calibre 380 e 40, ambas com numeração raspada, e a última é de uso exclusivo das forças policiais.

Depois da prisão, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos e encontrou joias, que são, possivelmente, provenientes de assaltos. Segundo Macorin, eles já foram reconhecidos por pelo menos seis roubos. Além desses crimes, a polícia ainda suspeita do envolvimento deles em assaltos nas cidades de Castro, Laranjeiras do Sul, Londrina e Maringá, no Paraná, e em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Todos entre 2011 e 2012.

De acordo com Macorin, a quadrilha era bem preparada e agia como profissionais. A polícia agora investiga quem são os outros integrantes desse grupo. "Temos a informação de que esse levantamento no local do crime antes do assalto era feito por mulheres e que havia receptadores dessas mercadorias", disse o delegado.

Antecedentes

Renato Gesser foi preso pelo Cope em abril de 2010 por falsificação de documentos e por dois mandados de prisão em Santa Catarina. Ele fugiu da Colônia Penal Agrícola em maio de 2011. Ele também é suspeito de ter cometido assaltos em joalherias em Curitiba, no ano de 2003. À polícia, ele disse que parou de roubar joalherias na capital porque é onde ele mora.

Gesser também usa os nomes Renato Santos Delai e Renato Luciano Vieira. Segundo o delegado, há, inclusive, mandados de prisão contra ele com os nomes falsos.

Wallace Ribas Correia responde por roubos nas cidades de Joinville e Itajaí, Santa Catarina, e em Ponta Grossa no Paraná. Ele também já foi preso em flagrante por roubo de carga de cigarros, em 2007. Está foragido da Colônia Penal Agrícola deste março de 2002.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.